Introdução
Conforme o jornal Extra, todos os dias, 15 mil brasileiros caem no golpe do whatsapp , ficando sujeitos a serem lesados por pessoas inescrupulosas através daquele que ficou conhecido por Golpe do WhatsApp, sendo os idosos as maiores vítimas. Só que tem como o prejuízo ressarcido.
Como Ocorre o Golpe
De posse dos dados pessoais coletados por redes sociais ou vazamento de dados de operadoras telefônicas, os fraudadores entram em contato com a 1ª Vítima, o titular do WhastApp, simulando algum evento.
Com um discurso muito convincente (SUS, Coranavírus, Lista Telefônica, Tribunal etc), eles conseguem da 1ª Vítima 1 um código de reinstalação do aplicativo WhatsApp, conseguindo acesso imediato.
Com isso, os fraudadores começam a pedir dinheiro emprestado aos contatos da 1ª Vítima 1. Esses contatos acabam sendo convencidos pelos fraudadores e transferem dinheiro para eles, se tornando a 2ª Vítima.
Com isso, a 1ª Vítima fica impedida de acessar o serviço por dias, além de ter sua intimidade exposta, fora o constrangimento de ter sua conta no WhatsApp usada para enganar e dar prejuízo a seus parentes e amigos. Já a 2ª Vítima fica com o desespero e a frustração, pois confiava na pessoa que estava precisando de dinheiro, por ser alguém bem próximo, sendo que, na verdade, quem fez o pedido de ajuda financeira era um golpista se aproveitando da sua boa-fé. É assim que o golpe do WhatsApp ocorre.
Responsabilidade do WhatsApp
Se você passou por tudo isso e teve seu WhatsApp clonado ou perdeu dinheiro para os fraudadores achando que ajudava um amigo ou parentes, saiba que é possível ser ressarcido desse prejuízo. Isso porque o WhatsApp pode ser responsabilizado por isso.
Todo consumidor tem direito a informação clara e precisa sobre os serviços que contrata. Dessa forma, caso pessoas inescrupulosas se utilizem desse serviço para aplicar golpes na praça e dar prejuízo a gente de bem, cabe ao fornecedor orientar os consumidores sobre as artimanhas utilizadas para enganar seus clientes e orientá-los para que não caiam em golpes. É justamente a falta disso que possibilita o golpe do WhatsApp.
Infelizmente o WhatsApp não toma essas medidas, deixando seus clientes totalmente desprotegidos e à mercê de golpistas, que, por causa da negligência do aplicativo, tem terreno livre para dar prejuízo a uma quantidade gigantesca de pessoas sem que nenhuma providência seja tomada pelo menos para amenizar essa situação.
Por tudo isso, o WhatsApp é responsável por indenizar os prejuízos sofridos. Independentemente do valor transferido, seja R$ 1.000,00 ou R$ 10.000,00, o WhatsApp é obrigado a reembolsar o mesmo valor, devidamente atualizado. O que deve ser feito é procurar um advogado de sua confiança e registrar o ocorrido para buscar sua reparação.