Fraude Bancária: Saiba Como Se Proteger

Fraudes bancárias

Índice

Introdução

Fraude, conforme constam no dicionário, é uma ação ilícita e desonesta visando enganar outras pessoas para garantir benefício próprio ou de terceiros. Infelizmente é o que os bancos mais costumam fazer com seus clientes. Neste caso, as fraudes bancárias constam, sobretudo, em impor práticas abusivas visando enriquecer ilicitamente às custas dos consumidores. Aqui você ficará sabendo quais são as principais fraudes bancárias que os bancos colocam em seu caminho. Assim, você saberá se proteger delas.

Taxas Indevidas

Todo banco deve, primeiro, oferecer determinados serviços sem cobrar por eles. São eles:

  • Serviços Essenciais: São aqueles considerados básicos para o banco e que todo o consumidor precisa. Os principais, em suma, são o fornecimento de cartão de débito, até 10 folhas de cheque por mês, limite de quatro saques e duas transferências por mês, além de consultas via internet.
  • Serviços Especiais: Dizem respeito às leis ou normas específicas, como Sistema Financeiro da Habitação (SFH), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP, entre outros.

Entretanto, os bancos omitem esses serviços de seus potenciais clientes. Desta forma, sem saber dessa opção, eles acabam sendo obrigados a optar por serviços pagos, privados de seu poder de escolha.

Forçar a Contratação de Empréstimos

Os bancos têm metas a bater. Desse modo, eles conseguem manter sua lucratividade. Desse modo, seus funcionários se veem obrigados a empurrar aos clientes a maior quantidade de serviços de produtos, mesmo que não precisem deles. Isso costuma ser a principal causa de fraudes bancárias.

O problema aqui não é o funcionário do banco, para bater suas metas, oferecer serviços a seus clientes. O que se discute aqui é o quanto se coloca a superação das metas acima dos interesses dos clientes e a decorrência de fraudes bancárias em decorrência disso.

Tenha sempre isso em mente: O GERENTE NÃO É SEU AMIGO! Dessa maneira, se ele ou algum funcionário do banco tentar lhe empurrar algum serviço, como, por exemplo, um empréstimo, só aceite em casos extremos.

Investimentos de Fachada

Os bancos costumam oferecer, principalmente, títulos de capitalização e consórcios como opções de investimento. Todavia, eles quase não geram lucro a seus clientes.

Sua oferta ocorre geralmente como uma opção além da poupança para guardar dinheiro. Só que esses produtos carregam tantas taxas que geram pouca rentabilidade. A poupança, dessa maneira, é muito mais vantajosa.

Para evitar isso e optar por outro meio além da poupança, fazer seu dinheiro render, o ideal é, em síntese, requerer ao banco que faça um TED automático da sua conta para uma corretora de investimentos todo mês. Dessa forma, se fica resguardado de eventuais fraudes bancárias.

Venda Casada

Essa prática abusiva é uma das fraudes bancárias mais clássicas utilizadas pelos bancos, sobretudo para extorquir o dinheiro dos clientes. Ela consiste em só conceder um produto ou serviço mediante a aquisição de outro produto ou serviço.

Não faltam exemplos onde o cliente solicita um empréstimo ou um cartão de crédito e, ainda assim, se vê na obrigação de adquirir um seguro ou outro produto para ter acesso ao serviço que realmente quer obter.

A venda casada é prática abusiva, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, conforme o art. 39. Clique aqui para saber mais detalhes sobre isso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Acesse nossas redes sociais!

Copyright © 2022 Licínio & Rodrigues Advogados Associados. Todos os direitos reservados